Fone: (46) 3524-0435

Na manhã de ontem, a Cooperativa de Transportes 14 de Dezembro (Coptrans), de Francisco Beltrão, organizou o Fórum para Dirigentes do Ramos de Transportes. O evento aconteceu na Churrascaria Marabá e teve como principal objetivo debater as demandas do ramo e as novas regulamentações para o setor, além de elaborar o plano de capacitação para 2013. Ao todo, 14 cooperativas do Paraná estiveram representadas no evento, que contou com a participação de mais de 30 pessoas.

A programação contou com a apresentação dos indicadores econômicos e financeiros do ramo, por João Gogola Neto, seguida da apresentação de ações e demandas do cooperativismo para o ramo de transportes, com Gustavo Beduschi e foi finalizada com a apresentação do plano estratégico de desenvolvimento cooperativo (2012-15) e do plano de capacitação de 2013.

O presidente da Coptrans, Ezídio Salmória, considerou o encontro bastante produtivo. "Tivemos uma visão geral do Paraná sobre o ramo de transportes. Conseguimos conversar com as cooperativas, além de entidades como a Ocepar, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a OCB. O setor de transportes está crescendo, entretanto, o maior problema é que as margens de lucro das cooperativas estão diminuindo. Nós somos a única que consegue trabalhar com apenas 2%, enquanto o recomendado é 10%", compara.

Ele comenta que tal situação só é possível em virtude do alto volume de faturamento que a cooperativa alcançou. "Em três anos saímos de R$ 600 mil para R$ 6 milhões por mês". Entre as principais empresas que contratam os serviços da Coptrans estão a BRF, Bunge, Coasul e Satiare, que dão grande demanda de trabalho para os filiados. A cooperativa beltronense também foi destaque em inovação, sendo a primeira a emitir o CTRC eletrônico. "Isso facilitou muito a vida para o nosso associado", completa Ezídio.

Sede própria
Há muito tempo se fala sobre a construção de uma sede própria para a Coptrans, que hoje é uma das empresas que mais gera retorno de ICMS para Francisco Beltrão.