Fone: (46) 3524-0435

O Fórum de Dirigentes de Cooperativas do Ramo Transporte, promovido pelo Sistema Ocepar na última sexta-feira (14/09), em Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado, contou com 30 participantes de 15 cooperativas. A Cooperativa de Transportes 14 de Dezembro (Coptran) foi a anfitriã do evento. Na abertura, o presidente da cooperativa, Ezídio Salmoria, ressaltou a importância de se discutir os assuntos em comum dos ramos e a possibilidade de tratá-los com membros de instituições de representação como Ocepar e OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Ele aproveitou ainda para mencionar a evolução profissional que a cooperativa e o ramo estão tendo com a aplicação de recursos do Sescoop/PR e também do Instituto Qualitrans. Salmoria também fez uma demonstração do Caminhão escola que a Coptran recebeu em comodato da Nórdica, concessionária Volvo.

Indicadores - Na sequência, o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola Neto, apresentou os indicadores econômicos e financeiros do ramo. De acordo com ele, o ramo transporte atingiu crescimento anual superior a 20%, sendo que previsão de movimentação econômica para 2013 é de R$ 215 milhões. Foram registradas sobras acumuladas no primeiro semestre no valor de R$ 1,7 milhão. Mais de 92% da movimentação de cargas foi realizada por associados. Gogola informou ainda que, até o último mês de junho, o ramo transporte contava com 1710 associados e 190 funcionários no Paraná, sendo que a frota do setor é composta por quase três mil veículos.

Plano de capacitação - O coordenador de Desenvolvimento Cooperativo ainda coordenou os trabalhos para elaboração do plano de eventos e capacitação de 2013, explicando e demonstrando a ferramenta denominada PEDC - Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativo.

Demandas do ramo – O Fórum teve ainda a participação do analista da OCB, Gustavo Beduschi, que tratou de temas de abrangência nacional, com a Lei 12.619, conhecida como Lei do Motorista; redução da base de cálculo do Imposto de Renda; tolerância de peso entre eixos; recolhimento previdenciário e estrutura de recebimento de demandas do sistema OCB.

Próximo encontro - O grupo ainda decidiu realizar a próxima reunião no mês de novembro na cidade de Campo Largo, tendo a Coopersol como cooperativa anfitriã.